quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Casamento e filhos

Ontem assisti a  um programa de bate papo na televisão, onde na roda de convidados havia um psiquiatra(ou picanalista, não lembro ao certo). O programa terminou com uma frase dele que dizia algo assim:"...o casamento é bom enquanto existe apenas o casal, mas acaba quando aparecem os filhos."Essa palavra soou muito mal aos meus ouvidos e, acredito, que é uma voz dentre muitas que pensam da mesma forma.
Assim que me casei, pensava em esperar um pouco para ter filhos, pois queria curtir o primeiro ano do casamento.Com 8 meses de casada fiquei grávida e, durante os 3 meses, pensava muito nas mudanças que um filho poderia trazer ao casamento.Na verdade, pensava mais nos pontos negativos, nas perdas do que nos ganhos. Graças a Deus, que é muito bom, tive a oportunidade de ser curada do negativismo e das mentiras sobre filhos, uma vez que descobri a raíz disso.
Hoje, percebo que a minha mente estava impregnada de um conceito totalmente distorcido e doentio da sociedade atual.Hoje, Deus tem me dado a oportunidade de vivenciar uma gravidez alegre e saudável emocional e espiritualmente e uma oportunidade enorme de ver o companheirismo do meu esposo nesse tempo, que talvez não teria oportunidade de ver se tudo tivesse às mil maravilhas. Ele tem enfrentado uma tripla jornada com o maior amor.Estuda, trabalha e ainda assumiu as minhas atividades domésticas.Chega em casa e ainda vai preparar alguma coisa pra eu comer.No início, eu ficava um pouco triste, pois tenho dificuldade de depender das pessoas, mas Deus tem me mostrado o Seu amor através do meu esposo e das pessoas que me cercam. Bom, esse é um pedaço do que nós como casal estamos vivenciando nesse período de espera da chegada da nossa primeira filha.Eis alguns trechos que revelam o que Deus pensa sobre filhos.

-Deus abençoa toda a humanidade de forma generosa com a fertilidade, é uma benção comum:

"Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus os criou; homem e mulher os criou.
E Deus os abençoou e lhes disse:Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e sujeitai-a."
Gênesis 1:28 e 29.

-Deus abençoa Noé e seus filhos:

"Abençoou Deus a Noé  e a seus filhos e lhes disse: Sede fecundos, multiplicai-vos e enchei a terra."Gênesis 9:1

-Deus abençoa Sara(uma mulher de idade avançada e estéril) e Abraão ( de idade mais avançada ainda-100 anos) com um filho:

"Sara concebeu e deu à luz  um filho à Abraão na sua velhice, no tempo determinado de que Deus lhe falara.
(...)E disse Sara:Deus me deu motivo de riso; e todo aquele que ouvir isso vai rir-se juntamente  comigo." Gênesis 21: 2 e 6(respectivamente).

- Deus abençoa Isaque e Rebeca(que era estéril) com filhos gêmeos:

"(...)era Isaque (filho de Abraão e Sara) de quarenta anos quando tomou por esposa a Rebeca(...).Isaque orou ao SENHOR por sua mulher porque era estéril; e o SENHOR lhe ouviu as orações, e Rebeca, sua mulher, concebeu."Gênesis  25:20-21.

- Deus abençoa a nora de Rebeca e Isaque, curando-a da esterilidade:

"Lembrou-se Deus de Raquel, ouviu-a e a fez fecunda.Ela concebeu, deu à luz um filho a quem disse:Deus me tirou o meu vexame."Gênesis 30:22-23.

-  No Salmo 127 existe um encorajamento a se ter filhos, muitos filhos, ainda quando o homem está jovem, e isso quem disse foi o rei Salomão!

" Herança do SENHOR são os filhos; o fruto do ventre seu galardão.Como flechas na mão do guerreiro, assim os filhos da mocidade.Feliz o que enche deles a sua aljava."

 A bíblia está repleta de passagens que mostram o plano precioso de Deus ao criar uma família, em abençoar um casal e coroar a alegria com a presença de filhos. A civilização hebráica conhecia isso, pois era regida pelos valores de Deus.Ele foi muito generoso ao designar ao homem a tarefa da procriação.Tenho aprendido a perceber a generosidade de Deus através do meu esposo.Ele é um homem generoso em tudo, até no quesito filhos, pois por ele  encheríamos a casa de crianças.Deus é infinitamente mais!! Fico pensando na quantidade de gente que tem no mundo, quantas gerações...Ele deu ao homem e à mulher a capacidade de gerar(digo de forma geral) e isso é irrevogável. Para os hebreus, ter filhos era uma dádiva, uma benção incomparável, havia uma celebração em torno disso.
Mas, ao contrário de Deus, a sociedade hoje é egoísta, essencialmente egoísta. O pensamento de que os  "filhos chegam e o casamento acaba" revela, dentre outros sintomas, isso.O que seria de nós ou até daquele doutor se, nossos pais, ou as gerações passadas pensassem assim??Nós não existiríamos!A sociedade envelheceria precocemente e se extinguiria!Mas, os desígnios do alto sempre prevalecem!Glória  a Deus!
Outra questão sintomática é a inversão de valores. A mulher tá perdida em casa e no trabalho.O marido por sua vez também . Muitas vezes, existe concorrência até dentro de casa.E quando a ordem certa que Deus estabeleceu para as coisas é invertida, sempre vai haver frustração.

Bem antes de me casar, minha mãe me deu uma lista de prioridades que diz assim:

Pessoas antes das coisas;
Lar antes da profissão;
Cônjuge antes dos filhos
Filhos antes dos amigos
Cônjuge antes de si mesmo(I Co 7:3-5)
Espírito antes da matéria( 2 Co 4:18)
Eu acrescentaria DEUS antes de TUDO.

Tudo tem uma função ou um papel.É preciso pedirmos a Deus sabedoria e orientação pra arrumar ou colocar em ordem a nossa vida, porque muitas vezes, nós, por nós mesmos, com a nossa sabedoria humana e carnal, bagunçamos tudo e só colhemos frustração. No fim alguém acaba saindo prejudicado:o casamento da mulher/homem que prioriza o trabalho ou os filhos , os filhos em que os pais vivem para si mesmos, e por aí vai...A verdade é que colhemos o que plantamos.

Mas Deus , como é maravilhoso, com sua infinita sabedoria ,sempre nos dá a receita certa.Aqui vai ela:

Temor de Deus e felicidade no lar

Bem aventurado aquele que teme ao SENHOR e anda nos seus caminhos!
Do trabalho de tuas mãos comerás, feliz serás e tudo de irá bem.
Tua esposa, no interior de tua casa,
será como a videira  frutífera;
teus filhos, como rebentos da oliveira,
à roda da tua mesa.
Eis como será abençoado o homem que teme ao SENHOR!
O SENHOR te abençõe desde Sião,
para que vejas a prosperidade de Jerusalém
durante os dias de tua vida,
vejas os filhos de teus filhos.
Paz sobre Israel!

Salmo 128

Temer a Deus é o princípio da felicidade no lar!

Amém!Que assim seja em nossas casas.